top of page

Tubalcaim 14° personagem sequêncial da bíblia

  • irmaodenis
  • 30 de jan.
  • 2 min de leitura

Olá tudo bem eu sou o irmaodenis e hoje vamos trazer a história de

Tubalcaim é (14) décimo quarto personagem bíblico em sequência narrada com ele se encerra a sequência genealógica vinda de Caim, ele é um personagem bíblico

do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como um dos filhos do perverso Lameque e de Zilá, fazendo parte da descendência de Caim. Foi irmão de Naamá e meio-irmão de Jubal e Jabal. Ele foi um mestre na forja de objetos feitos de ferro e cobre.

Mas quem foi Tubalcaim, a bíblia traz muito pouca informação mas como já escrevemos sabemos que ele foi um mestre de toda obra de cobre e de ferro

Tubalcaim era filho de Lameque com Zilá. Alguns estudiosos dizem que provavelmente o nome Tubalcaim significa “Tubal, o ferreiro”; mas outros sugerem que talvez o nome Tubalcaim signifique “tu serás trazido de Caim” – embora esta última sugestão não seja amplamente aceita.


Tubalcaim tinha uma irmã chamada Naamá, que o significado é (agradável), ele é mencionado em Gênesis 4:22. No texto bíblico ele é citado como “mestre de toda obra de cobre e de ferro ou artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro”. A tradição rabínica, por exemplo, diz que Tubalcaim foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro.


Todavia parece que Tubalcaim foi o primeiro ferreiro da história da humanidade ao descobrir as possibilidades de trabalhar com esses minérios, forjando instrumentos que talvez, em sua maioria, estavam relacionados a peças cortantes, ou seja, armas. Inclusive, alguns comentaristas especulam que o fato de seu pai, Lameque, se vangloriar por ter matado dois homens, tinha a ver com a possibilidade de ele ter tido acesso a objetos cortantes fabricados por Tubalcaim.


Mas tem muitas lendas sobre esse personagem bíblico mas extra bíblico, muitas lendas posteriores foram inventadas em torno da pessoa de Tubalcaim, embora nenhuma delas tenha qualquer fundamentação bíblica. O que realmente podemos dizer é que é provável que boa parte do conhecimento primitivo de Tubalcaim com metais tenha se perdido por causa do Dilúvio.


Um abraço a todos e ofereço esse trabalho a minha querida mãe Marly Reis e a minha netinha Cecília.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page