
A cobiça produz inveja
- irmaodenis
- 28 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Olá TD bem, sou o irmaodenis e te convido a meditar sobre o perigo da cobiça, a maioria das vezes ela começa com um simples olhar, e daí para frente a maldade reina em absoluto.
Temos vários exemplos na bíblia,mas vou citar só dois, Eva quando olhou o fruto proibido desapertou nela o desejo de comer, e aí já sabemos o que aconteceu, O rei Davi quando olhou para a mulher do seu próximo tomando banho, o próximo passo foi o de desejar ela, também já sabemos a história final.
Mas vamos conversar nesse assunto de uma maneira mais profunda, usando o Rei Acabe a esposa Jezabel e Nabote.
A vinha de Nabote é uma história registrada em 1 Reis 21. Um estudo bíblico sobre a vinha de Nabote destaca o modo perverso com que Acabe e Jezabel se apoderaram da herança de um homem justo e temente a Deus.
A Bíblia diz que um homem de Jezreel por nome de Nabote possuía uma vinha que ficava ao lado do palácio do rei Acabe, Jezreel ficava localizada a cerca de quase quarenta quilômetros ao norte de Samaria, que era a capital do reino de Israel. Então essa propriedade de Acabe era um segundo palácio, uma espécie de residência de verão.
A influência negativa que desde o início Jezabel tinha sobre Acabe continuou durante os últimos anos de sua vida e o pior ela ainda se repete nos nossos dias.
“Ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava”.1 Reis 21
De uma disposição cobiçosa por natureza, Acabe, fortalecido e sustentado na prática do mal por Jezabel, seguia a maldade do seu mau coração, e é um problema quando seguimos o nosso coração, leia o que Jesus disse sobre isso em Mateus 15/19
( 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São essas coisas que contaminam o homem.....), e com isso o monarca Acabe se tornou egocêntrico.
Não podia admitir qualquer recusa a seus desejos; o que desejava entendia que por direito devia ser seu.
Acabe ele é contemporâneo do profeta
Elias.
Bem junto ao palácio do rei estava uma vinha pertencente a Nabote, um jezreelita. Acabe assentou em seu coração possuir esta vinha; e propôs comprá-la, ou dar-lhe em troca outro pedaço de terra. “Dá-me a tua vinha”, disse ele a Nabote, “para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela, ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro”.1 Reis 21
Nabote tinha sua vinha em alto valor, porque havia pertencido a seus pais, e recusava partilhá-la. “Guarde-me o Senhor”, disse ela a Acabe, “de que eu te dê a herança de meus pais”.Reis 21.
De acordo com o código levítico, nenhuma terra devia ser transferida permanentemente por venda ou troca; “os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais”. Números 36:
A recusa de Nabote fez adoecer o monarca egoísta. “Acabe veio desgostoso e indignado a sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara. [...] E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão”.
Jezabel, informada logo dos pormenores, e indignando-se de que alguém recusasse o pedido do rei, assegurou a Acabe que ele não precisava mais estar triste. “Governas tu agora no reino de Israel?” disse ela. “Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita”.
Acabe não cuidou dos meios pelos quais sua esposa poderia conseguir o desejado objeto, e Jezabel imediatamente deu curso a seu ímpio propósito. Ela escreveu cartas em nome do rei, e selou-as com seu sinete, enviando-as aos anciãos e nobres da cidade em que Nabote residia, dizendo: “Apregoai um jejum, e ponde a Nabote acima do povo. E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. E trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra”.
A ordem foi obedecida. “Os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara”. Então Jezabel foi ao rei, e ordenou-lhe que se levantasse e tomasse posse da vinha. E Acabe, indiferente às conseqüências, cegamente seguiu-lhe o conselho, e desceu para tomar posse da cobiçada propriedade.
Lembrando que cobiçar não é apenas admirar algo à distância, e sim possuir uma pretensão irreprimível, exagerada e individualista de apoderar-se do bem de outrem.
A bíblia nos ensina a ficar feliz mesmo na pobreza ou na riqueza em
Tiago 1/9
(O irmão que é pobre deve ficar contente quando Deus faz com que melhore de vida; 10 e quem é rico deve sentir o mesmo quando Deus faz com que piore de vida. Pois quem é rico desaparecerá como a flor da erva do campo).
Eu irmaodenis termino esse artigo recitando as palavras do nosso Mestre Jesus:
“Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela". Mateus 5.28
É claro que esse ensino não vale só para o sentido de cobiça sexual, e sim todos os tipos de cobiça, pq no próximo versículo olha o Jesus vai nos ensinar é claro é metafórico:
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
Aleluia Grande Deus
Artigo # 449
..Friendsdennys
Kommentarer